27 de dezembro de 2012

"Especialistas" Portugueses

Que nos dias em que joga o Benfica, o (meu) Sporting ou o FCP surgem 'milhentos' treinadores de bancada... já todos sabemos. A questão é que... não nos ficamos por aqui.
Certamente que isto acontece em qualquer parte do mundo mas no caso, e falando deste 'piqueno' mundo que é Portugal, nós batemos recordes. Qual Maya, qual Paulo Cardoso... nós somos autênticos astrovidentes. E nunca auguramos nada de bom no que diz respeito à crise que vivemos no presente e às repercussões que terá no futuro (dos nossos filhotes). E a propósito disto...
Li o artigo do Alvim que (não obstante a loucura que o caracteriza e a simpatia - ou antipatia - que possam nutrir pela criatura) está no mínimo... excelente!
Apesar de extenso.. aqui fica:

"Estou com a sensação que o meu país está a empobrecer. Sinto-o não na fraca iluminação de Natal, mas justamente na das pessoas. Portugal anda triste, doente, preocupado, como se estivesse à espera do resultado de umas análises importantes. Portugal não se anda a sentir bem e enquanto bebe água com açúcar interroga-se sobre que doença será esta.

Será maligna, benigna, terá cura? Ao certo ninguém sabe, mas há sempre um professor karamba dentro de nós que nos faz adivinhar e dizer o que está certo: que isto será passageiro, que Portugal vai sair do euro, que a culpa foi do bpn, do Sócrates, deste governo, que a culpa foi dos Estados Unidos, que iremos juntar-nos a Espanha não tarda, que a culpa foi dos bancos, que foi da classe política, que foi de toda a gente menos de mim.

Não sei quem tem razão, mas tenho a certeza que Portugal é o país com mais especialistas que alguma vez o mundo conheceu. E curiosamente sobre tudo. E acreditem que me orgulho disso porque nenhum outro estado democrático (e mesmo sem o ser) poderá gabar-se disso. E nós podemos. Melhor ainda, Portugal apresenta estes extraordinários especialistas quando mais precisa deles, no timing portanto.

Que importa termos imensos especialistas em icebergues se já pouco neva na serra da Estrela? Que importa termos especialistas em petróleo se não o temos? Portugal tem-nos – e esta é que é a verdade – quando os deve ter. Veja-se quando desapareceu a Maddie, de repente tínhamos ou não 10 milhões de especialistas em criminologia neste país? Tínhamos ou não 10 milhões de inspectores da PJ de arma em punho e que sabiam a verdade e tudo o que tinha acontecido?

Veja-se agora a crise. É ou não é verdade que há agora 10 milhões de economistas nesta pátria? Dez milhões de pessoas que sabem justamente como erramos, que tinham avisado e que, mesmo não sabendo como se poderá resolver esta crise, sabem justamente o que vai acontecer. E não duvido que aconteça. Portugal tem esta singular qualidade: é especialista em tudo e em coisa nenhuma. E temo bem que se esteja a especializar mais nesta última."

(Fernando Alvim
Publicado originalmente no jornal i )

Sem comentários:

Enviar um comentário