7 de março de 2013

Condescendência


Estes últimos dias têm sido... no mínimo estranhos.


Dou por mim a pensar... na verdade, a tentar entender o ser humano. Chego à conclusão que não há ninguém, pelo menos que esteja já em fase adulta, que seja completamente "normal". Ou, como se diz na gíria, que jogue com o baralho todo. Seja por traumas, estados depressivos, estado civil complicado (ou que entretanto se 'descomplicou'), inseguranças, seja pela crise que assola o país e a alma, ou por qualquer outra razão... que a própria razão desconhece. E é isto que, aparentemente, justifica qualquer gesto menos correcto, desrespeitoso e/ou atitude que ultrapassa a dita 'normalidade', surpreendendo-nos abruptamente. Também é certo que, felizmente, isto acaba por ser mais notório em apenas algumas pessoas, tendo outras a capacidade de autocontrolo.

Ainda assim, questiono-me. Será que essas fases "menos boas" pelas quais as pessoas passam desculpam todos os comportamentos que possam vir a ter para connosco? Até quando devemos permitir "maus humores", silêncios repentinos, dúvidas para com a nossa atenção e disponibilidade,...? Até chegarmos ao limite da paciência? Condescendência... este tem sido o "palavrão" dos últimos tempos.

Mas, por outro lado, chego à conclusão de que é no preciso momento em que me cruzo com algumas dessas pessoas realmente 'perturbadas' que me sinto uma pessoa normal. Infelizmente. Há males que vêm para bem. Para o nosso bem. Será?

4 comentários:

  1. "Até quando devemos permitir "maus humores", silêncios repentinos, dúvidas para com a nossa atenção e disponibilidade,...?" - até quando o nosso coração permitir.
    Essas falhas para connosco são muitas vezes inferiores à falta que essa pessoa nos faz ;)

    E viva a quem se atreve a não ser normal! ***

    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só que às vezes somos nós que fazemos muito mais falta a essa pessoa do que o inverso. E nem assim as coisas mudam...

      Eliminar
  2. De santo e de louco todos temos um pouco, já diz o ditado!
    Mas isso não pode, não deve!, justificar tudo...

    ResponderEliminar